Pega - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Pega


  Taxonomia

A atração que as pegas têm por pequenos objetos reluzentes, que ocultam nos ninhos, granjeou para elas a reputação de ladras de jóias.
Pega é uma ave da fauna européia, de tamanho médio e cauda longa, pertencente à família dos corvídeos, ordem dos passeriformes. A espécie mais conhecida é Pica pica, ou pega de bico negro, com envergadura de cerca de 45cm, caracterizada pela cor negra e branca, com cauda de tons verde-azulados. O habitat dessa espécie compreende áreas agrícolas do noroeste africano, Europa, Ásia e oeste da América do Norte.
A alimentação das pegas compõe-se de insetos, pequenos vertebrados, sementes, ovos e filhotes de outros pássaros além de carniça. Os ninhos são amplos e circulares, feitos em árvores, com barro e gravetos. As pegas de cores brilhantes azuis e verdes, estabelecidas na Ásia, incluem os gêneros Cyanopica, Cissa e Urocissa. No continente australiano ocorre a pega do gênero Gimnorhina, que emite um gorjeio característico. No Brasil, o pintassilgo-da-mata (Cissopis leveriana major), ave passeriforme da família dos traupídeos, é impropriamente chamado de pega, provavelmente por causa da cor negra e da longa cauda.

 ttp

Veja também: