Pedro Lessa - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Pedro Lessa


  Biografias

Jurista com estudos filosóficos e preocupações literárias, Pedro Lessa ganhou junto a seus contemporâneos a reputação de grande juiz do Supremo Tribunal Federal. Autor de trabalhos voltados para a investigação filosófica, afastou-se da linha de pensamento positivista e evolucionista então dominante no ambiente cultural brasileiro.

Pedro Augusto Carneiro Lessa nasceu em Serro MG, em 25 de setembro de 1859. Estudou em Minas Gerais e formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo em 1883. Em 1887, foi nomeado secretário do Tribunal da Relação em São Paulo. Lecionou na Faculdade de Direito e em 1891 foi chefe de polícia de São Paulo. Eleito para a Assembléia Constituinte estadual, participou ativamente dos debates jurídicos.

Após afastar-se da política, Pedro Lessa retornou ao magistério e à advocacia. Foi ministro do Supremo Tribunal Federal de 1907 até a morte. Polemista veemente, notabilizou-se pela apaixonada defesa de questões jurídicas e políticas. Publicou vários livros, muitos deles voltados para a investigação filosófica. Em sua obra É a história uma ciência? (1900) critica o positivismo. Membro da Academia Brasileira de Letras a partir de 1910, Pedro Lessa morreu no Rio de Janeiro em 25 de julho de 1921.


Veja também: