Pedro Almodóvar - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Pedro Almodóvar


  Biografias

Consagrado internacionalmente, o cineasta espanhol Pedro Almodóvar provocou polêmica quando, em 1990, recorreu à justiça americana, sem sucesso, para alterar a classificação X-rated, em geral reservada para filmes pornográficos, em que foi enquadrada sua comédia romântica Atame (Ata-me) nos Estados Unidos.
Pedro Almodóvar nasceu em 1949 em Calzada de Calatrava, na província de Ciudad Real, região de La Mancha. Mudou-se para Madri aos 17 anos e passou a trabalhar na companhia telefônica. Nas horas vagas, dedicava-se a realizar imagens "transgressoras", como ele as chamou, com uma câmara super-8. Estreou como diretor em 1978, com o média-metragem em super-8 Folle, Folle, Folle-me Tim. Em seguida, fez o curta-metragem Salomé, em 16mm.
Em 1980 realizou seu primeiro longa-metragem, Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón. Também escritor, publicou o livro Fuego en las entrañas (1982), além de vários contos e artigos. Seguiram-se os filmes Laberinto de pasiones (1982) e Qué he hecho yo para merecer esto? (1984). Posteriormente fez Matador (1986), Mujeres al borde de un ataque de nervios (1988; Mulheres à beira de um ataque de nervos) e Tacones lejanos (1991; De salto alto).

 

Veja também: