Paulo Freire - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Paulo Freire


  Biografias
As campanhas de erradicaþÒo do analfabetismo, levadas a cabo no Brasil durante as dÚcadas de 1950 e 1960, tiveram como fundamento o mÚtodo criado por Paulo Freire, que se baseava no estabelecimento de um campo centrado em idÚias de interesse social e polÝtico, mediante o ensino de um n·cleo lexicogrßfico integrado por um reduzido n·mero de palavras.
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife PE em 19 de setembro de 1921. Bacharel em direito, dirigiu o Serviþo de ExtensÒo Universitßria da Universidade Federal de Pernambuco e participou da fundaþÒo de cÝrculos populares de cultura por todo o Brasil. Sua atividade como educador levou-o Ó criaþÒo, em 1961, do chamado "movimento de educaþÒo de base", sob o patrocÝnio do bispo D. HÚlder CÔmara, ao mesmo tempo em que tomava forma o mÚtodo Paulo Freire de alfabetizaþÒo.
O educador, que se preparava para a fundaþÒo de novos cÝrculos de cultura, com os quais pretendia desenvolver uma campanha de alfabetizaþÒo em grande escala e em curto espaþo de tempo, foi preso em 1964, quando os militares assumiram o poder. Posto em liberdade, foi primeiro para o Chile e logo radicou-se em Genebra, na SuÝþa. Em 1968 foi consultor da OrganizaþÒo das Naþ§es Unidas para a EducaþÒo, CiÛncia e Cultura (UNESCO) e, desde 1970, consultor especial do setor de educaþÒo do Conselho Mundial de Igrejas. Posteriormente, no MÚxico, trabalhou no Centro Internacional de DocumentaþÒo (CIDOC), em Cuernavaca, onde contou com a colaboraþÒo de outro famoso contestador do sistema educacional da Úpoca, Ivan Ilich. Voltou para o Brasil em 1980.
O pensamento de Freire estß contido em diversas obras, entre as quais cabe mencionar Pedagogia do oprimido (1969). Suas teses bßsicas sustentam que o pedagogo deve cuidar de libertar o homem das alienaþ§es a que a consciÛncia dominadora o submete. Em tal contexto entende-se o conceito de conscientizaþÒo. O primeiro passo nessa direþÒo Ú a alfabetizaþÒo, entendida como aproximaþÒo crÝtica da realidade por meio da linguagem, "ato criador capaz de gerar outros atos criadores". As palavras usadas no mÚtodo Freire sÒo ditadas pela realidade do alfabetizando, como, por exemplo, enxada para o lavrador ou torno para o operßrio. A educaþÒo preconizada por Freire Ú, ao contrßrio da idÚia de "educaþÒo para a domesticaþÒo", uma educaþÒo "para a libertaþÒo", ato de conhecimento e meio de transformaþÒo da realidade. Paulo Freire morreu em SÒo Paulo sp em 2 de maio de 1997.
{

Veja também: