Paulo de Berredo Carneiro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Paulo de Berredo Carneiro


  Biografias
Ao completar oitenta anos, Paulo Carneiro disse não ter mérito por ser positivista: "Foram meus pais que assim o fizeram e eu os bendigo."
Paulo Estevão de Berredo Carneiro nasceu no Rio de Janeiro RJ em 1901. Formado em bioquímica, doutorou-se em ciências pela Universidade de Paris (1931). Em 1933 tornou-se livre-docente de química geral da Escola Politécnica do Rio e chefe do laboratório de química vegetal e animal do Instituto Nacional de Tecnologia. Em 1935 foi secretário da Agricultura, Indústria e Comércio de Pernambuco e entre 1936 e 1941 realizou pesquisas sobre o curare no Instituto Pasteur, em Paris. Delegado do Brasil à primeira Assembléia Geral das Nações Unidas (Londres, 1946), participou da criação da UNESCO, a que se ligou até o fim da vida. Em 1971 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
Sua dedicação ao positivismo traduziu-se no zelo com que organizou o Museu Auguste Comte, em Paris, num apartamento da rua Monsieur Le Prince, onde morou o filósofo. Também divulgou obras da juventude e a correspondência de Comte. Deixou inúmeras conferências e trabalhos científicos e o livro Vers un nouvel humanisme (1970). Paulo Carneiro morreu no Rio de Janeiro em 17 de fevereiro de 1982.

Veja também: