Paulo Afonso - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Paulo Afonso


  Geografia Fisica
Sede de um dos maiores complexos hidrelétricos do país, o município de Paulo Afonso é centro comercial e de transportes da agricultura regional.
Paulo Afonso é cidade e município do nordeste do estado da Bahia, a 471km de Salvador. Situa-se na margem direita do rio São Francisco, a uma altitude de 243m. Dentro dos limites do município localiza-se a cachoeira de Paulo Afonso, cujo potencial hidrelétrico foi aproveitado no complexo de mesmo nome. Com sete saltos, dos quais os três maiores têm cerca de oitenta metros de altura, faz parte do Parque Nacional de Paulo Afonso.
O município e a cidade foram criados por lei em 28 de agosto de 1958, e seu nome é homenagem ao bandeirante Paulo de Viveiros Afonso, que explorou a região no século XVIII. Instalado na área do município, no limite entre os estados da Bahia e Alagoas, o complexo hidrelétrico de Paulo Afonso foi construído e é operado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), fundada por iniciativa federal em 1948 e mais tarde transformada em subsidiária da Eletrobrás. O complexo tem quatro usinas, das quais a primeira, Paulo Afonso I, inaugurada em 15 de janeiro de 1955, tem capacidade instalada de 180.000kW. Com a entrada em operação das usinas Paulo Afonso II, III e IV, o complexo ficou com um potencial combinado de 3.501.800kW, que atende a todo o Nordeste.
A economia do município baseia-se no comércio, na pecuária leiteira e de corte e na agricultura, especialmente o cultivo de mandioca e feijão. É centro turístico e de produção de artesanato típico da região do rio São Francisco, como carrancas e cestaria.

Veja também: