Paul Dirac - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Paul Dirac


  Biografias

Entre os físicos que no início do século XX revolucionaram as concepções vigentes sobre a configuração do átomo está Paul Dirac, que formulou uma hipótese para explicar o comportamento dos elétrons em torno do núcleo atômico e enunciou uma teoria quântica da radiação.
Paul Adrien Maurice Dirac nasceu em 8 de agosto de 1902 na cidade britânica de Bristol e desde cedo demonstrou notáveis aptidões para a especulação matemática. Estudou engenharia em Bristol e física teórica na Universidade de Cambridge, onde se doutorou em 1926. Três anos mais tarde formulou o que seria sua principal contribuição à física: a aplicação da mecânica quântica (leis do movimento das partículas subatômicas) ao elétron. Depois aperfeiçoou a demonstração matemática de sua teoria com a introdução de algumas idéias da teoria especial da relatividade de Albert Einstein. Dirac propôs também a idéia revolucionária de que o elétron podia ser descrito por quatro funções de onda, que satisfaziam quatro equações diferenciais simultâneas. Dessas equações deduzia-se que o elétron podia girar sobre seu próprio eixo, de forma parecida com o movimento da Terra em torno do Sol, criando assim uma força ou momento magnético (o spin) e também que deviam existir estados de energia negativa, o que exigiria um elétron com carga positiva. A existência dessa partícula foi confirmada pelo americano Carl David Anderson ao descobrir, em 1932, a partícula elementar positiva, denominada pósitron.
Dirac também contribuiu para o estabelecimento da teoria probabilista, que tenta explicar os movimentos das partículas subatômicas em termos de probabilidades. Por seus importantes trabalhos, recebeu, juntamente com Erwin Schrödinger, o Prêmio Nobel de física em 1933. Dirac morreu em Tallahassee, Flórida (Estados Unidos), em 20 de outubro de 1984.

Veja também: