Paul Anthony Samuelson - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Paul Anthony Samuelson


  Biografias
Inserida na escola neoclássica, a obra do economista americano Paul Anthony Samuelson caracteriza-se pela rigorosa aplicação da análise matemática a diversos campos da teoria econômica.
Samuelson nasceu em Gary, Indiana, em 15 de maio de 1915. Estudou economia na Universidade de Chicago. Professor de economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts desde 1940, doutorou-se pela Universidade de Harvard em 1941.
As contribuições de Samuelson abrangeram diversas áreas da teoria econômica. Enfocou, como temas centrais das análises matemáticas, a dinâmica e a estabilidade dos sistemas econômicos, a introdução da teoria do comércio internacional no âmbito da doutrina do equilíbrio geral e a teoria do capital. Sua obra mais sistemática, Foundations of Economic Analysis (1947; Fundamentos da análise econômica) é uma síntese e reelaboração das teses neoclássicas. Baseia-se na teoria do equilíbrio geral dos sistemas econômicos desenvolvida no fim do século XIX pelo francês Léon Walras e pelo britânico John Maynard Keynes, o qual destacou o papel do estado como motor de desenvolvimento na economia de livre mercado. O tratado Economics: An Introductory Analysis (1948; Economia: uma análise introdutória) foi adotado como livro didático em universidades de todo o mundo.
Paul Anthony Samuelson ganhou o Prêmio Nobel de economia em 1970, como reconhecimento por suas pesquisas sobre microeconomia e economia estática.

Veja também: