Parque nacional - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Parque nacional


  Geografia Fisica

A consciência da necessidade de proteger, conservar e restaurar a natureza se acentuou a partir da revolução industrial, ante a ameaça do desequilíbrio ecológico provocado pela ação desordenada do homem sobre o Meio Ambiente. A criação de parques nacionais é uma das iniciativas bem-sucedidas de preservação do habitat de animais e vegetais.

Parque nacional é uma área destinada à preservação das belezas naturais, da flora e da fauna, cuja conservação é de interesse público por seu valor ambiental, arqueológico, geológico, histórico, turístico ou paisagístico.

Planejados dentro de uma política preservacionista, os parques apresentam um ou mais ecossistemas ambientais, em geral pouco ou nada alterados pela ocupação humana. São em princípio abertos à visitação pública, ao contrário das reservas biológicas, que não recebem visitantes e se destinam exclusivamente às pesquisas científicas e a fins educacionais. Os recursos naturais do parque nacional não podem ser explorados para fins comerciais. São proibidos o apresamento de animais, caça, pesca e utilização das plantas, exceto a coleta de exemplares para fins científicos, mediante autorização especial pela autoridade competente. Além de 35 parques nacionais, são preservadas no Brasil diversas unidades ambientais, tais como as reservas biológicas, estações ecológicas, reservas ecológicas, florestas nacionais e áreas de proteção ambiental.

O primeiro parque nacional do mundo, o de Yellowstone, foi criado em 1872, nos Estados Unidos. Com uma área de 8.873km2, situa-se no oeste do estado de Wyoming e inclui pequenos trechos dos estados de Montana e Idaho. Outros parques americanos importantes são os de Hot Springs, no Arkansas; o de Yosemite, na Califórnia, e o do Grand Canyon, no Arizona. Em 1885 o Canadá criou seu primeiro parque, o de Banff, e desde então o governo canadense delimitou mais 49 reservas no território do país, num total de 130.850km2. A Argentina possui sete parques nacionais, com uma área de 33.641km2, entre os quais se destaca o de Nahuel Huapí, nos Andes. O Chile tem três parques nacionais. No México somam-se 36 reservas.

Vários países africanos possuem parques nacionais. Um dos maiores do mundo é o Parque Nacional de Kruger, com 22.500km2, no Transvaal, África do Sul. A Espanha possui dois parques nacionais: o do vale de Oresa e o das montanhas de Covadonga, nas Astúrias. Na Polônia, o parque de Bialowieza notabiliza-se como área de proteção aos últimos bisões europeus. Outros parques nacionais mundialmente conhecidos são os de Gran Paradiso e Abruzzos, na Itália; o da ilha de Rakata ou Krakatau, na Indonésia e o de Fuji Yama, no Japão.

Parques nacionais brasileiros. O primeiro parque nacional do Brasil, o de Itatiaia, foi criado em 1937 e tem uma área de 12.000ha. Situado no maciço do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, abrange partes dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Com o ponto de menor altitude situado a 816m acima do nível do mar, localiza-se em região muito acidentada. Todos os outros terrenos do parque são parte da grande montanha que apresenta encostas fortemente escarpadas, picos íngremes, grandes várzeas a mais de dois metros acima do nível do mar e vales profundos.

O maior parque nacional do país é o de Jaú, com 2.272.000ha. Criado em 24 de setembro de 1980, é situado na bacia do rio Jaú, no município de Airão, estado do Amazonas. Sua fauna inclui espécies ameaçadas de extinção, como a ariranha (Pteronura brasiliensis) e o peixe-boi (Trichechus inunguis). Um dos parques mais conhecidos do Brasil é o Parque Nacional da Tijuca, localizado na cidade do Rio de Janeiro, que tem em seu centro a floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, reconstituída no século XIX. Criado em 1961, com uma área de 3.300ha e altitudes que variam de 100 a 1.021m, o parque inclui pontos de grande atração turística, como o monumento ao Cristo Redentor, no Corcovado.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados