Papiniano - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Papiniano


  Biografias
Conhecido por sua independência de espírito, o jurisconsulto romano Papiniano foi condenado e perdeu a vida exatamente pelo exercício dessa virtude.
Emílio Papiniano nasceu provavelmente em Êmesa, perto de Homs, Síria, por volta do ano de 140 da era cristã. Foi advogado do fisco, prefeito do pretório e diretor de uma das repartições da chancelaria. Era amigo do imperador romano Septímio Severo. De seus escritos, principal fonte da jurisprudência no direito romano, só restam fragmentos, que não parecem justificar a fama de que gozou.
As mais importantes obras conhecidas de Papiniano são duas coleções: Quaestionum libri XXXVII (Trinta e sete livros de questões), redigida provavelmente entre os anos 193 e 198, e Responsium libri XIX (Dezenove livros de respostas), redigida depois de 198. Essa segunda coleção constituiu a base dos estudos dos alunos do terceiro e quarto anos nas escolas de direito pós-clássicas. Papiniano deixou também uma súmula do direito vigente a seu tempo nos dois livros de Definitiones (Definições), escritos, como os demais, em estilo preciso e elegante, além de alguns textos sobre o adultério. Crítico sereno e independente, último dos grandes jurisconsultos romanos, Papiniano foi condenado à morte por se recusar a defender o imperador Caracala, assassino do próprio irmão, e executado em Roma em 212.

Veja também: