Palau - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Palau


  Geografia Fisica
Último remanescente do Fideicomisso das Ilhas do Pacífico, a pequena república de Palau, na Oceania, tornou-se independente em 1994, como um estado livre associado aos Estados Unidos.
A República de Palau é formada por mais de 200 ilhas e atóis de origem vulcânica e coralina. Com área total de 487km2, situa-se no oceano Pacífico, cerca de 7.150km a sudoeste do Havaí e 1.160km de Guam, e compõe, com os Estados Federados da Micronésia, o arquipélago das ilhas Carolinas.


Geografia e população

Com exceção da ilha de Angaur e do atol Kayangel, as ilhas do arquipélago agrupam-se em sequência como uma barreira. As principais são Babelthuap, com a maior parte das terras emersas do país; Koror, onde fica a capital provisória; Babeldaob, onde o governo pretendia instalar a capital definitiva; Arakabesan e Malakal, de origem vulcânica; e Auluptagel, Ngargol, Urukthapel, Peleliu e Angaur, de calcário coralino. As maiores elevações não ultrapassam 150m. O clima é tropical, com precipitações abundantes. Os tufões são frequentes.
Os habitantes são na maioria micronésios, com variada miscigenação. Mais da metade se concentra na ilha de Koror. O inglês a o palauano são as línguas oficiais.


Economia

A pesca e o cultivo de frutas cítricas, coco, mandioca, batata-doce e banana são as principais riquezas de Palau, cujas exportações se constituem basicamente de copra e óleo de coco. Licenças de pesca são vendidas a frotas de Formosa, Estados Unidos, Japão e Filipinas. O turismo é fonte importante de divisas, apesar da falta de infra-estrutura.


História

Em 1543, o navegante espanhol Ruy López de Villalobos descobriu as ilhas, que ficaram em poder da Espanha até 1899, quando foram vendidas para a Alemanha junto com as ilhas Marianas e as outras ilhas do arquipélago das Carolinas. Em 1914 foram ocupadas pelo Japão, que as governou com mandato da Liga das Nações. Durante a segunda guerra mundial, foram conquistadas pelos Estados Unidos e em 1947 passaram õ administração americana, com apoio da ONU.
O processo de emancipação de Palau ganhou força em 1981, quando entrou em vigor uma constituição local, e no ano seguinte o país conquistou autonomia interna. Em 1982, assinou-se um tratado de livre associação com os Estados Unidos, ratificado em 1993. A aprovação do acordo foi retardada por divergências sobre a construção de uma base naval americana e a estocagem de material radioativo. Palau tornou-se independente em 1º de outubro de 1994, ao entrar em vigor o tratado com os Estados Unidos. Logo depois tornou-se membro da Organização das Nações Unidas (ONU).


Instituições políticas

Palau é uma república constitucional, com presidente eleito por sufrágio universal, assessorado por um Conselho de Chefes formado pelos chefes mais tradicionais dos 16 estados. O poder legislativo é integrado pelo Senado e Câmara dos Representantes. O ensino, compulsório dos seis aos 14 anos, resume-se ao primeiro e segundo graus.


Veja também: