Óxido - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Óxido


  Bioquímica
A ferrugem que corrói os objetos de ferro e a pátina que recobre as cúpulas de bronze de certas igrejas nada mais são que variedades de óxidos formados pela reação dessas substâncias com o oxigênio do ar.
Óxido é um composto binário do oxigênio com elementos menos eletronegativos. Segundo suas propriedades, os óxidos distinguem-se em básicos, ácidos ou neutros.
Chamam-se básicos os óxidos que reagem com a água para formar bases (ou hidróxidos) e com ácidos para produzir sais. Os elementos que se ligam ao oxigênio nos óxidos básicos pertencem aos grupos Ia, IIa e IIIa (exceto o boro) ou são elementos de transição, como nos óxidos de sódio (Na2O) e de cálcio (CaO). Os óxidos ácidos, ou anidridos, como o dióxido de carbono (CO2) e o dióxido de enxofre (SO2), reagem com a água para formar ácidos e com bases para formar sais. São produzidos com elementos não-metálicos dos grupos IVa, Va, VIa e VIIa e alguns elementos de transição. Já exemplos de óxidos neutros (nem ácidos nem básicos) são o monóxido de carbono (CO) e o monóxido de nitrogênio (NO).
Embora se enquadrem na classificação anterior, merecem destaque os óxidos anfóteros, como o óxido de alumínio (Al2O3), que reage tanto com ácidos como com bases para formar sais. São anfóteros tanto os peróxidos, como o peróxido de sódio (Na2O2), que reagem com a água para formar bases e peróxido de hidrogênio (água oxigenada, H2O2), e com ácidos para formar sal e peróxido de hidrogênio, quanto os superóxidos, como o superóxido de sódio (NaO2), que em reação com a água formam bases, peróxido de hidrogênio e oxigênio, e com os ácidos formam sal, peróxido de hidrogênio e oxigênio. Mencionam-se ainda os ozonides (ou ozonetos), resultantes da reação entre ozônio (O3) e hidróxidos de metais alcalinos (exceto LiOH), e os óxidos salinos, como o Fe3O4, que formam, pela reação com ácidos, dois sais diferentes do mesmo metal. Exceto nos peróxidos e superóxidos, o oxigênio nessas reações tem valência dois, ou seja, participa das ligações com dois elétrons.
c le

Veja também: