Ovide Decroly - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ovide Decroly


  Biografias

As novas tendÛncias pedag¾gicas que defenderam o abandono dos mÚtodos tradicionais em favor de uma compreensÒo maior das necessidades da infÔncia tiveram em Decroly um de seus formuladores.
Ovide Decroly nasceu em Renaix, BÚlgica, em 23 de julho de 1871. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Gand e depois estudou em Berlim e Paris. De volta Ó BÚlgica, especializou-se em neurologia. Dedicou-se ao estudo da infÔncia deficiente e em 1901 fundou um instituto para a educaþÒo de excepcionais. Em 1907 criou a ╔cole d"Ermitage, em Bruxelas, que tornou-se famosa como exemplo da "escola nova". Ali aplicou ao ensino de crianþas normais as conclus§es extraÝdas da educaþÒo de excepcionais.
Suas concepþ§es, desenvolvidas em Vers l"Úcole rÚnovÚe (1921; Por uma escola renovada) e Fonction de globalisation (1923; FunþÒo de globalizaþÒo), fizeram dele um dos grandes renovadores da teoria educacional, ao lado de contemporÔneos como a italiana Maria Montessori. Seu ponto de partida era o de que o pensamento infantil nÒo Ú analÝtico, mas sintÚtico, ou melhor, "sincrÚtico", isto Ú, percebe os objetos em sua totalidade; nessa teoria se baseia seu mÚtodo de leitura ideovisual, com a integraþÒo da ordem perceptiva visual-verbal. Como desdobramento, Decroly formulou os "centros de interesse", baseados nas quatro necessidades fundamentais que, segundo ele, uma crianþa manifesta: alimentaþÒo, vestußrio, proteþÒo e recreaþÒo. Outra de suas contribuiþ§es bßsicas foi dar um ambiente de liberdade e espontaneidade Ó escola, que deve ser "escola para a vida pela vida". Decroly escreveu ainda ╔volution de l"affectivitÚ (1927) e Developpement du langage (1930; Desenvolvimento da linguagem). Morreu em 10 de setembro de 1932 em Bruxelas.