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Ovide Decroly


  Biografias

As novas tendências pedagógicas que defenderam o abandono dos métodos tradicionais em favor de uma compreensão maior das necessidades da infância tiveram em Decroly um de seus formuladores.

Ovide Decroly nasceu em Renaix, Bélgica, em 23 de julho de 1871. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Gand e depois estudou em Berlim e Paris. De volta à Bélgica, especializou-se em neurologia. Dedicou-se ao estudo da infância deficiente e em 1901 fundou um instituto para a educação de excepcionais. Em 1907 criou a École d"Ermitage, em Bruxelas, que tornou-se famosa como exemplo da "escola nova". Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais.

Suas concepções, desenvolvidas em Vers l"école rénovée (1921; Por uma escola renovada) e Fonction de globalisation (1923; Função de globalização), fizeram dele um dos grandes renovadores da teoria educacional, ao lado de contemporâneos como a italiana Maria Montessori. Seu ponto de partida era o de que o pensamento infantil não é analítico, mas sintético, ou melhor, "sincrético", isto é, percebe os objetos em sua totalidade; nessa teoria se baseia seu método de leitura ideovisual, com a integração da ordem perceptiva visual-verbal. Como desdobramento,

Decroly formulou os "centros de interesse", baseados nas quatro necessidades fundamentais que, segundo ele, uma criança manifesta: alimentação, vestuário, proteção e recreação. Outra de suas contribuições básicas foi dar um ambiente de liberdade e espontaneidade à escola, que deve ser "escola para a vida pela vida". Decroly escreveu ainda Évolution de l"affectivité (1927) e Developpement du langage (1930; Desenvolvimento da linguagem). Morreu em 10 de setembro de 1932 em Bruxelas.

 


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