Ouriço - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ouriço


  Taxonomia
O ouriço parece ter encontrado uma arma natural perfeita, pois seus espinhos são, ao mesmo tempo, meio de defesa e de ataque.
Ouriço é um mamífero insetívoro da família dos erinaceídeos, de aspecto rechonchudo, pescoço curto e focinho estreito. Mede cerca de 25cm de comprimento e tem a cabeça e as costas cobertas de espinhos negros ou pardos de aproximadamente dois centímetros. O pêlo é amarelado ou esbranquiçado na barriga. As 14 espécies de ouriço-comum são tipificadas pelo ouriço-europeu (Erinaceus europaeus), disperso na Europa e em grande parte da Ásia, o qual não se confunde com o ouriço-cacheiro (Coendou villosus) do Brasil, nem com os porcos-espinhos europeus e americanos, que são mamíferos roedores não-insetívoros.
Ao ser atacado, o ouriço distende os espinhos e enrola-se até formar uma bola, de modo que os espinhos das costas lhe dão proteção a todo o corpo. Também assume essa posição no inverno, estação que atravessa em profundo torpor e metabolismo reduzido ao máximo. Alimenta-se preferencialmente de insetos e pequenos animais. De hábitos noturnos, vive em áreas úmidas e descampadas. As ninhadas, de quatro a sete filhotes, nascem ao fim de uma gestação de quatro a seis semanas.
ne-sicuro/ >le

Veja também: