Oscarito - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Oscarito


  Biografias

Orgulhoso dos 400 anos de tradição circense da família, Oscarito, um dos mais populares e versáteis cômicos do Brasil, foi ator de circo e teatro, gravou discos e fez rádio, cinema e televisão.

Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Dias, o Oscarito, nasceu em Málaga, Espanha, em 16 de agosto de 1906 e no ano seguinte seus pais o levaram para o Brasil. Ainda bebê estreou no circo, numa adaptação de Il guarany (O guarani), de Carlos Gomes, ao lado do palhaço Benjamim de Oliveira. Tornou-se acrobata com a mãe, Clotilde Dias, e em 1932 começou uma carreira de vinte anos no teatro de revista com a peça Calma, Gegê.

Abandonou a revista e voltou à comédia teatral em excursões pelo Brasil com companhia própria, da qual participavam a esposa, Margarida (Margot) Louro, e a filha Miriam. Apresentou-se eventualmente no rádio e na televisão e, além de compor, gravou músicas de carnaval, entre as quais a Marcha do gago. No cinema, encobriu seu acanhamento com uma caracterização gestual e vocal única.

Alcançou enorme sucesso ao lado de Grande Otelo nas produções da Atlântida. Entre 1935 e 1968 fez mais de quarenta filmes, entre os quais Alô, alô, carnaval (1936), Banana-da-terra (1938), Gente honesta (1944), Este mundo é um pandeiro (1947), Nem Sansão, nem Dalila (1954), Colégio de brotos (1956) e O homem do Sputnik (1959). Oscarito morreu no Rio de Janeiro RJ em 4 de agosto de 1970.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados