Oscar Lewis - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Oscar Lewis


  Biografias

A noção de "cultura da pobreza", característica das coletividades marginalizadas tanto nas áreas rurais como nos subúrbios das grandes cidades, foi a contribuição fundamental do americano Oscar Lewis à antropologia social.
Lewis nasceu em Nova York em 25 de dezembro de 1914. Estudou na Universidade de Colúmbia, em Nova York, e trabalhou nas universidades de Yale e de Washington (em Saint Louis). Realizou vários estudos antropológicos e etnográficos em regiões dos Estados Unidos e do México, país onde viveu entre 1943 e 1946.Em 1951, publicou Life in a Mexican Village: Tepoztlán Restudied (1951; Vida numa aldeia mexicana: Tepoztlán reestudada), livro em que expõe seu conceito da "cultura da pobreza".
Em sua obra mais conhecida, The Children of Sánchez, Autobiography of a Mexican Family (1961; Os filhos de Sánchez, autobiografia de uma família mexicana), por meio de depoimentos gravados da família de Jesus Sánchez, residente num bairro pobre da Cidade do México, apresentou um caso urbano da "cultura da pobreza". Em resposta aos protestos gerados pelo livro no México, afirmou que não se tratava de um caso especificamente mexicano, mas que os indivíduos descritos eram portadores de uma cultura -- no sentido da totalidade das condições de vida -- existente em vários lugares, inclusive em regiões pobres dos Estados Unidos e da Europa. Lewis morreu em Nova York em 16 de dezembro de 1970.

 

Veja também: