OS PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



OS PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS


  Meio Ambiente

EFEITO ESTUFA
A Terra recebe uma quantidade de radiação solar que, em sua maior parte (91%), é absorvida pela atmosfera terrestre, sendo o restante (9%) refletido para o espaço.
Mas a concentração de gás carbônico na atmosfera , oriunda da queima de combustíveis fósseis, dificulta ou diminui o percentual de radiação que a Terra deve refletir para o espaço, o que provoca o aumento da temperatura média da superfície terrestre.
Conseqüências futuras: mudanças climáticas , aumento do nível do mar, inundações de áreas litorâneas e desertificação de algumas regiões.

DIMINUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio é uma película existente na atmosfera que filtra os raios ultravioletas, protegendo o planeta contra suas irradiações.
A exposição à radiação ultravioleta pode afetar gravemente os sistemas imunológicos, causar cataratas e aumentar a incidência de câncer de pele nos seres humanos.
A diminuição da camada de ozônio ocorre devido ao aumento da concentração dos gases CFC (cloro-flúorcarbono) presentes no aerossol, em fluidos de refrigeração, como o gás de geladeira, por exemplo, e nos solventes.

CHUVAS ÁCIDAS
São precipitações na forma de água e neblina que contêm ácido nítrico e sulfúrico.
Decorrem da queima de enormes quantidades de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, utilizados para a produção de energia nas refinarias e usinas termoelétricas, e também pelos veículos. Esse processo de queima lança na atmosfera, compostos de enxofre e óxido de nitrogênio, que sofrem reações químicas e se transformam em ácido nítrico e sulfúrico.
Estima-se que as chuvas ácidas contribuam para a morte de florestas e lagos.

PERDA DA BIODIVERSIDADE
Está ligada ao intenso desmatamento de florestas, principalmente nos países do hemisfério sul, onde se situam as florestas tropicais.
Sem as florestas, a poluição produzida pelos carros, indústrias e queimadas, fica livre e disponível na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e aumentando ainda mais o efeito estufa.

RESÍDUOS SÓLIDOS E DEJETOS INDUSTRIAIS
Atualmente, há uma grande preocupação com o volume e a longevidade dos produtos tóxicos, e com a exportação de dejetos dos países desenvolvidos para países subdesenvolvidos.
No Terceiro Mundo, contudo, a falta de saneamento básico pode ser o principal problema ambiental, provocando diversas doenças infecto-contagiosas e uma grande mortalidade infantil. O resultado é um cenário de pobreza e degradação sócio-ambiental, responsável por níveis muito baixos de qualidade de vida para a maior parte da população desses países.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados