Óleos Essenciais - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Óleos Essenciais


  Bioquímica

A essência de rosas e a de eucalipto são alguns dos óleos usados em perfumaria e farmácia. A produção desses óleos é maior nos trópicos, onde o calor e a intensidade do sol acentuam o perfume dos vegetais.
Óleos essenciais são substâncias orgânicas voláteis extraídas de certos vegetais olorosos. A designação "essenciais" derivou-se da suposição de que representassem a própria essência do sabor e do odor. Podem ser líquidos (às vezes semi-sólidos e raramente sólidos) e insolúveis em água. Evaporam-se a velocidades diferentes quando em condições normais de temperatura e pressão.
As propriedades físico-químicas dos óleos essenciais variam muito e sua composição química é complexa. A maioria possui elevado número de constituintes e não é raro conterem trinta ou quarenta elementos. Pertencem a muitas classes de compostos orgânicos, sobretudo terpenos (monoterpenos, sesquiterpenos, diterpenos e triterpenos), junto com seus álcoois, ésteres, aldeídos e cetonas.
Os óleos essenciais são extraídos da matéria vegetal (folhas, flores, tronco ou raízes), mediante destilação por arraste de vapor. O rendimento varia conforme a espécie vegetal e oscila, na maioria das vezes, entre 0,2 e 2,0%. Na indústria, as essências constituem matéria-prima no fabrico de perfumes, detergentes, cosméticos, comestíveis, refrigerantes, dentifrícios e produtos farmacêuticos.


Veja também: