Oásis - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Oásis


  Geografia Fisica
Toda região árida da Terra tem oásis, mas é na África que ficam os maiores e há mais tempo ocupados pelo homem. Os do Egito, por exemplo, desde a época dos faraós serviram de refúgio ou local de exílio para quem caísse em desgraça ante os poderosos.
Oásis é um trecho de terra fértil que ocorre num deserto sempre que exista suprimento perene de água que possibilite a vida vegetal e animal. As dimensões dos oásis vão desde cerca de um hectare, em torno de pequenas fontes, a grandes extensões irrigadas natural ou artificialmente. Em geral, os oásis formam-se nas depressões que se aproximam do lençol d"água subterrâneo. O de Dakhla al-Kharijah, no deserto da Líbia, fica cerca de 34m abaixo do nível do mar. Em certos oásis, as nascentes e poços, alguns dos quais artesianos, são abastecidos por aqüíferos cujas áreas de captação podem situar-se a mais de 800km de distância, como nos casos dos de Dakhla e Kharga, na mesma região.
Dois terços da população do Saara vivem em oásis e dependem de irrigação. A temperatura favorece o rápido crescimento da vegetação, em que predomina a tamareira, fonte principal de alimento. Também se  cultivam frutas cítricas, figos, pêssegos, damascos, legumes, verduras, trigo, cevada e painço. A criação limita-se, em geral, a camelos e carneiros

Veja também: