O tecido hematopoiético é um tipo especial de tecido conjuntivo, responsável pela produção de células sanguíneas. Ele é constituído de tecido mielóide, encontrado na medula vermelha dos ossos, e de tecido linfoide, encontrado nas tonsilas palatinas, baço, linfonodos e timo.
O tecido mielóide se encontra em ossos longos (úmero e fêmur), ossos chatos (esterno e crânio), nas costelas, vértebras e osso do quadril. Ele produz glóbulos vermelhos, alguns tipos de glóbulos brancos e plaquetas, todos a partir de células-tronco hematopoiéticas (também chamadas hemocitopoiéticas ou hemopoiéticas).
O tecido linfoide produz apenas glóbulos brancos, de dois tipos específicos: os monócitos e linfócitos. Estes tecidos participam do sistema imunitário. Linfócitos, de dois tipos (B e T), são produzidos na medula óssea e ainda na vida embrionária os linfócitos T migram para o timo, onde amadurecem. Linfócitos B amadurecem na própria medula óssea.
Esses dois órgãos (medula óssea e timo) são denominados órgãos imunitários primários. Posteriormente, os linfócitos estabelecem-se nos linfonodos, onde combatem os invasores trazidos pela linfa.
Além dos linfonodos, aglomerados de linfócitos podem ser encontrados nas tonsilas (amígdalas), apêndice cecal e baço. Em conjunto, são chamados de órgãos imunitários secundários.
Quando ocorre invasão, a resposta imunitária é estimulada e os linfócitos se multiplicam. Identificado o invasor, são produzidos os anticorpos para combatê-los. O
s linfócitos produzidos guardam a capacidade de reconhecer esse invasor caso ele entre novamente em contato com o organismo, o que é conhecido como memória imunitária.