O DESENVOLVIMENTO DAS POPULAÇÕES HUMANAS - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



O DESENVOLVIMENTO DAS POPULAÇÕES HUMANAS


  Meio Ambiente

A integração da conscientização que ocorre com os efeitos decorrentes de certas ações empreendidas pelo ser humano durante décadas, provenientes de certos estágios de desenvolvimento da cultura humana, acarreta uma dificuldade de compreensão imediata e de incoerência na necessidade da mudança de atitude quando se percebe que a antiga forma de resolução dos problemas encontra-se equivocada.

Como na realidade em que foi constatada que a ação do ser humano frente à natureza e à utilização exagerada e impensada dos recursos provenientes da natureza, causou certo frenesi nas populações humanas com desenvolvimento cultural incoerentes, com o crescimento econômico desenfreado no capitalismo sufocante.

Essa tomada de decisão incoerente com os estágios de desenvolvimento cultural na preservação da natureza causou uma estranheza nas populações que seguiam despreocupadas com as atitudes que desde muito já haviam se acostumado a realizar com a tranquilidade de quem tem as atitudes corretas.

Sabemos que a cultura é modificada muito lentamente, e o natural é que esta cultura seja repassada de geração em geração, mas quando ocorre a desdita da descoberta de que as atitudes há muito realizadas e repetidas de pai para filhos está equivocada, encontramos muitos pontos de divergência que assinalam uma falta de ordem e de compreensão de difícil incompatibilidade.

E o fato de tornar conhecido para o grande público que às atitudes normalmente adquiridas há tempos e consideradas corriqueiras tenham que ser modificadas, as pessoas se tornam arredias e inconformadas com as mudanças de hábitos impostos pela necessidade de se respeitar à natureza, por exemplo.

Nesta fase de desenvolvimento abrangente da população humana vemos a grande dificuldade frente ao desenvolvimento progressista, porque na maioria das vezes a atitude mais fácil seria a de não se incomodar e continuar com as velhas e equivocadas atitudes de sempre.

Esta atitude descansada da maioria da população que prefere não ser incomodada a fazer o correto com uma modificação da rotina faz com que o desenvolvimento se torne moroso e bastante difícil, principalmente do ponto de vista cultural.

O exemplo da sustentabilidade é interessante, pois vemos que a população percebe que os antigos hábitos, repetidos com grande frequência estão afetando o equilíbrio ambiental, mas se colocarmos as consequências de nossas atitudes muito à frente no tempo e no espaço, veremos que a modificação dessas atitudes errôneas tende a ser adiadas indefinidamente.

Infelizmente, a sociedade humana é muitas vezes adepta da rotina, confundindo-a na maioria das vezes com uma cultura que podemos chamar de cultura de subsistência, onde se trabalha somente para a alimentação essencial, sem se preocupar com a real evolução.

 


Veja também: