O Bioma Caatinga - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

O Bioma Caatinga


  Meio Ambiente

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Com 844.453 Km² de extensão, 11% de todo território nacional, ela abrange os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além de algumas áreas da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Mais importante ecossistema do nordeste, esse bioma está associado a uma diversidade muita baixa de plantas, sem espécies endêmicas (exclusivas) e intensamente modificada pela ação humana. No entanto, a caatinga brasileira possui uma grande riqueza tanto de espécies quando de ambientes. Dados apontam a presença de 932 espécies de plantas, 148 de mamíferos e 510 de aves, entre outros. Muitas delas só existem nessa região. Além disso, em seu ambiente são reconhecidos doze diferentes tipos de caatinga. Ainda assim, ela ainda é pouco estudada, sendo o bioma menos conhecido do Brasil.

Com altas temperaturas e escassez de chuva, os solos da caatinga são pedregosos e secos. Neles habitam cerca de 27 milhões de pessoas, das quais grande parte é carente e precisa de recursos da sua biodiversidade para sobreviver.

A ararinha-azul, o gato-do-mato, o gato-maracajá, o patinho, a jararaca e a sucuri-bico-de-jaca, todos ameaçados de extinção, e o sapo-cururu, a asa-branca, a cotia, a gambá, o preá, o veado-catingueiro, o tatu-peba e o sagui-do-nordeste são alguns dos animais que vivem na Caatinga. A emburana, a aroeira, o umbu, a baraúna, a maniçoba, a macambira, o mandacaru e o juazeiro são algumas das espécies mais comuns de sua flora.

Veja também: