O Bioma Amazônia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

O Bioma Amazônia


  Meio Ambiente

A Amazônia é um bioma que ocupa cerca de 40% do território brasileiro. Situada nos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima, ele se estende também a algumas regiões do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Além disso, inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Com a maior reserva de água doce de superfície disponível no planeta, a Floresta Amazônica abriga milhares de espécies animais, vegetais e microorganismos e é considerada como bioma detentor da maior biodiversidade do mundo.

Seu relevo é composto por planícies (regiões de poucas altitudes), depressões (regiões planas onde são encontradas colinas baixas) e planaltos (regiões com superfície elevada). Dentre os seus rios, destaca-se o Amazonas que, sendo o mais largo do mundo, possui mais de mil afluentes (rios menores que nele deságuam) e é o grande responsável pelo desenvolvimento da floresta.

Tal como o relevo, a Amazônia possui vegetações distintas que se dividem em três categorias: matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. As primeiras são caracterizadas como regiões mais altas com árvores de grande porte, onde não há inundações causadas pelos rios. Nas matas de várzea essas inundações ocorrem em determinados períodos do ano, em tempo mais curto na áreas elevadas e mais longo nas áreas planas. Já as matas de igapó estão situadas em terrenos mais baixos e estão quase sempre inundadas.

Pesquisas indicam que na Amazônia existem aproximadamente trinta milhões de espécies animais conhecidas. Entre as mais famosas estão os macacos, como os coatás, guaribas e barrigudos. Onças, tamanduás, esquilos, botos, lagartos, jacarés, tartarugas, serpentes, araras, papagaios, periquitos e tucanos são, também, alguns das amostras da fauna amazônica. A Vitória-régia, a castanheira-do-pará e a palmeira são exemplos de sua flora.-online-today.c

Veja também: