Nova Guiné - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Nova Guiné


  Geografia Fisica

Maior ilha do mundo depois da Groenlândia, a Nova Guiné é uma região de grande diversidade étnica, cultural e lingüística, cujos habitantes viveram isolados do resto do mundo até épocas recentes.
Nova Guiné é uma ilha da Oceania, situada na região insular da Melanésia, a leste do arquipélago malaio, no sudeste do oceano Pacífico e ao norte da Austrália. Tem uma superfície de 800.000km2 que, do ponto de vista administrativo, divide-se em duas partes: a província indonésia de Irian Jaya, no oeste, e o estado independente de Papua-Nova Guiné, no leste.
Do ponto de vista geológico, a ilha pertence à plataforma continental da Austrália. Seu relevo é montanhoso, como o das outras ilhas situadas no sudeste da Ásia. A cadeia mais elevada é a central, chamada montanhas Maoke, cujas zonas mais altas estão cobertas de neves perpétuas e geleiras. Uma ampla região pantanosa estende-se pela região sul, por onde flui o rio principal, o Fly. O clima é equatorial nas zonas baixas e temperado à medida que a altitude aumenta. Predominam a vegetação de selva tropical e a de manguezais. A fauna é muito rica e variada, com espécies únicas no mundo.
Em Nova Guiné falam-se centenas de línguas, algumas delas exclusivas de pequenos grupos tribais. A maior parte são idiomas papuásios, embora nos litorais do norte e do sul falem-se também línguas malaio-polinésias. Em Irian Jaya, o idioma oficial é o indonésio bahasa, enquanto em Papua-Nova Guiné adotou-se o inglês. Os achados arqueológicos indicam que a Nova Guiné pode estar povoada há cinqüenta mil anos e que a agricultura de subsistência e a pecuária foram introduzidas muito depois.
O português Jorge de Meneses foi o primeiro europeu a pisar o território, em 1526 ou 1527, mas a colonização, empreendida pelo britânico John Hayes, não se iniciou até o fim do século XVIII. Os holandeses reclamaram em 1828 a incorporação da parte oeste da ilha a suas colônias da Indonésia. Em 1884 os britânicos anexaram a região sudeste, enquanto os alemães fixavam-se no nordeste. Em 1904, a parte britânica passou à Austrália e mudou seu nome para território da Papua.
A atividade colonial intensificou-se a partir do princípio do século XX. Em 1921, a Liga das Nações confiou à Austrália a administração da antiga colônia alemã. Em 1945, o governo australiano assumiu também o controle sobre o território da Papua, sob mandato das Nações Unidas. A parte ocidental uniu-se à Indonésia em 1969, como província de Irian Jaya, enquanto o setor leste tornou-se independente em 1975.

  price

Veja também: