Nostradamus - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Nostradamus


  Biografias

As profecias de Nostradamus, astrólogo e vidente que viveu na França do século XVI, ainda hoje são analisadas com atenção por estudiosos que se dedicam a interpretá-las.

Michel de Notredame ou Nostredame, conhecido como Nostradamus, nasceu em 14 de dezembro de 1503 em Saint-Rémy, França. De ascendência judaica, era filho e neto de médicos e irmão do poeta Jean de Nostradamus. Estudou filosofia em Avignon e medicina em Montpellier. Graduou-se em 1529, mas já exercia a medicina durante a peste de 1525, quando salvou vidas. Radicou-se em Agen, mas deixou a cidade após perder a mulher e os dois filhos: César, escritor e pintor, e Michel de Nostradamus, também astrólogo. Após um período obscuro, há notícias de Nostradamus na cidade de Salon, onde reapareceu novamente casado e exerceu a medicina.

Por volta de 1547, em Salon, Nostradamus começou a fazer predições, publicadas em 1555 com o título de Centúrias. Reeditada três anos mais tarde e dedicada a Henrique II, a obra reúne profecias escritas em quadras rimadas, organizadas em grupos de cem. A primeira edição continha sete centúrias. Em linguagem metafórica, e por isso sujeita a interpretações divergentes, muitas das profecias das Centúrias se confirmaram ao longo do tempo, como as que anunciam a revolução francesa, as guerras mundiais e a bomba atômica. Entre as mais famosas, destaca-se a previsão, na 33ª quadra da quinta centúria, dos afogamentos de suspeitos em Nantes, praticados em 1793 pelo Comitê de Segurança Pública. Outra profecia que se confirmou diz respeito à morte de Henrique II, descrita com precisão numa das quadras.



Veja também: