Norbert Wiener - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Norbert Wiener


  Biografias
O matemático americano Norbert Wiener estabeleceu as bases da cibernética, ciência que estuda a relação entre os fatores de controle e comunicação dos seres vivos, das máquinas e das organizações sociais.
Norbert Wiener nasceu em Colúmbia, Montana, em 26 de novembro de 1894. Filho de um imigrante que ascendeu ao posto de professor de línguas e literaturas eslavas na Universidade de Harvard, estudou biologia mas abandonou a carreira por falta de aptidão para o trabalho de laboratório. Em 1913 doutorou-se em filosofia em Harvard, com uma dissertação sobre lógica matemática. Continuou sua formação em Cambridge, sob a direção de Bertrand Russel, e em Göttingen, com David Hilbert.
Com a eclosão da primeira guerra mundial, tentou, sem sucesso por causa da miopia, alistar-se para lutar e durante cinco anos exerceu diversos trabalhos temporários. Finalmente incorporou-se ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, instituição universitária que mais tarde se tornaria um dos principais centros de pesquisa dos Estados Unidos.
Junto com o soviético Andrei Kolmogorov, formulou a teoria de predição de séries de tempo estacionário. Na obra Cybernetics: or, Control and Communication in the Animal and the Machine (1948; Cibernética: controle e comunicação no animal e na máquina), esboçou os fundamentos da cibernética. Norbert Wiener morreu em Estocolmo, Suécia, em 18 de março de 1964
.

Veja também: