Nikolaas Tinbergen - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Nikolaas Tinbergen


  Biografias
A revitalização da etologia, ciência que investiga o comportamento animal, foi obra do trio formado por Tinbergen, Konrad Lorenz e Karl von Frisch, que dividiram o Prêmio Nobel de medicina em 1973.
Nikolaas Tinbergen nasceu em 15 de abril de 1907, em Haia, Países Baixos. Após doutorar-se pela Universidade de Leyden em 1932, ali lecionou até 1949, quando se transferiu para a Universidade de Oxford, onde organizou o departamento de etologia. Em 1955, naturalizou-se cidadão britânico e permaneceu na Universidade de Oxford até 1974.
O pesquisador enfatizou a importância do comportamento instintivo ou adquirido para a sobrevivência do animal e utilizou esse estudo como fundamento para especulações sobre a natureza da violência e da agressão humanas. Entre seus principais trabalhos destacam-se The Study of Instinct (1951; O estudo do instinto), em que faz uma síntese da etologia européia e americana, Social Behavior in Animals (1953; Comportamento social dos animais) e Animal Behavior (1965; Comportamento animal).
No começo da década de 1970, Tinbergen e sua esposa iniciaram a investigação sobre o comportamento humano e suas alterações, principalmente no que se refere ao autismo. Esses estudos determinaram que o autismo infantil se caracteriza por autoconcentração extremada e pelo abandono da realidade próxima, em decorrência de disfunções emocionais adquiridas num altíssimo grau de ansiedade. Dessa fase destacam-se dois livros do casal, Early Childhood Autism: An Ethological Approach (1972; Autismo precoce na infância: um enfoque etológico) e Autistic Children, New Hope of Cure (1983; Crianças autistas, nova esperança de cura). Essas obras propunham, como solução para a doença, o desenvolvimento da sensibilidade para chegar à origem do medo da criança e a um gradual estabelecimento da realidade através de jogos, atividades e gestos. Tinbergen morreu em 21 de dezembro de 1988, em Oxford.

Veja também: