Nicéphore Niepce - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Nicéphore Niepce


  Biografias

Autor de pesquisas fundamentais para a invenção da fotografia, Nicéphore Niepce não chegou a ver os frutos práticos de seu trabalho.

Joseph-Nicéphore Niepce nasceu em 7 de março de 1765 em Chalon-sur-Saône, França. Acompanhou a família abastada e pró-monárquica quando esta deixou o país na época da revolução francesa, mas logo regressou para alistar-se nas fileiras do exército napoleônico. Devido a uma deficiência visual, abandonou as forças armadas e fixou residência na cidade natal. Dedicou-se então à pesquisa e realizou projetos como o motor a explosão movido a pó de licopódio, similar aos modelos a gasolina desenvolvidos no século XX.

Em 1813, quando a litografia tornou-se moda na França, Niepce estudou o novo método de impressão, que procurou aprimorar. Três anos depois, conseguiu reproduzir a paisagem vista da janela de sua oficina num papel sensibilizado com cloreto de prata. Experimentou, a seguir, vários suportes e um tipo especial de alcatrão, que se solidifica quando exposto à luz. Em 1826, com uma câmara escura, conseguiu reproduzir uma paisagem numa chapa de estanho, perfeitamente adequada ao principal objetivo de suas pesquisas: a impressão de gravuras.

Niepce comunicou suas descobertas à Royal Society de Londres em 1827, mas o registro não se fez porque o inventor insistiu em manter o método em segredo. Niepce também inventou o primeiro processo fotomecânico de reprodução, mas, incapaz de reduzir, por meios químicos ou ópticos, os longos tempos de exposição, associou-se, em 1829, ao pintor parisiense Louis-Jacques-Mandé Daguerre, a fim de aperfeiçoar e explorar a técnica heliográfica.

Os conhecimentos de Niepce foram preciosos para Daguerre, que conseguiu reduzir acentuadamente os tempos de revelação química da imagem latente formada a partir de uma exposição breve. Niepce morreu na cidade natal, em 5 de julho de 1833.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados