Namorado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Namorado


  Taxonomia
Abundante em quase todo o litoral brasileiro, desde o norte até o Rio de Janeiro, o namorado tem carne apreciada porém escassa nos mercados, onde às vezes é substituído pelo batata, nome vulgar dos peixes Lopholatilus villarii e Caulolatilus chrysops, de captura mais freqüente e carne de sabor semelhante.
Namorado (Pseudopercis numida) é um peixe teleósteo, percomorfo, da família dos pinguipedídeos. De corpo alongado, tem cerca de cinqüenta centímetros de comprimento, mas pode atingir até o dobro dessa medida. Apresenta coloração mista de negro e roxo, com pintas brancas esparsas. A boca é larga, de lábios grossos, com dentes caninos desenvolvidos na parte anterior do osso maxilar, e dentes cônicos e grossos fixados nos ossos vômer e palatino. Tem uma única nadadeira dorsal, longa e de altura uniforme, com sete espinhos, e nadadeiras peitorais e ventrais inseridas na mesma linha vertical.
Também recebe o nome vulgar de namorado a espécie Pinguipes brasilianus, de coloração pardo-chocolate no dorso e clara no ventre, faixas escuras dos lados e mancha negra na base da nadadeira caudal; e, no Espírito Santo, a jandaia (Chaetodon ocellatus), espécie marinha encontrada nos recifes do Nordeste e Sudeste brasileiros.
vit

Veja também: