Mudez - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mudez


  Patologias

Uma pessoa pode ser muda por não ter aprendido a usar a fala ou porque, em alguma fase de seu desenvolvimento, foi acometida de distúrbio que acarretou a mudez.
Mudez é a condição do indivíduo incapaz de falar. Entre a condição normal e a mudez existe uma gama de distúrbios da fala (afasias), geralmente decorrentes de transtornos do sistema nervoso central, nos centros coordenadores da compreensão e da conversão das idéias em símbolos aptos para a transmissão verbal.
O primeiro estágio no desenvolvimento da fala é a associação de certos sons (palavras) a sensações visuais, táteis, auditivas, olfativas e outras, originadas do mundo exterior. Essas associações, várias vezes repetidas, são armazenadas na memória, o que permite formular palavras, por meio de complexos mecanismos relacionados ao aparelho fonador. O processo se acompanha do aparecimento e diferenciação de conexões entre o córtex auditivo (onde se projetam as impressões auditivas) e o motor (correspondente aos músculos respiratórios, da laringe e da faringe, músculos da língua e dos lábios). A expressão sonora da palavra envolve a coordenação perfeita de todos esses músculos.


Causas da mudez. A criança pode não falar por não lhe terem ensinado a fazê-lo, como já se registrou no caso de filhos normais de pais mudos que vivem em estado de isolamento. O tipo de mudez mais freqüente, a surdo-mudez, decorre do fato do paciente não ouvir a palavra falada. A surdo-mudez pode decorrer de distúrbios genéticos ou congênitos, que afetam, em muitos casos, pacientes perfeitamente normais quanto a outros aspectos físicos e psíquicos. A mudez pode estar associada a comprometimento do sistema nervoso central, como a paralisia cerebral, em que a criança é completamente muda ou fala uma linguagem rudimentar que consistem em pouquíssimos vocábulos. A mudez também pode resultar de distúrbios psíquicos, principalmente certas psicoses, como a esquizofrenia precoce.

Veja também: