Muçurana - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Muçurana


  Taxonomia

Conhecida como devoradora de outros ofídios, em especial as venenosas jararacas, urutus e cascavéis, a muçurana é tida como inofensiva para o homem.
A muçurana (Pseudoboa claelia), também chamada limpa-campo, é uma cobra da família dos colubrídeos. De cor preta, apresenta brilho cinzento irisado e ventre cinzento, amarelo ou manchado e atinge até 2,45m de comprimento. Seu nome deriva provavelmente do vocábulo de origem indígena "muçum", nome de um peixe angüiliforme de água doce, ao qual se agregou o sufixo rana, que significa "semelhante".
Os hábitos singulares da muçurana foram estudados pelo pesquisador Vital Brasil. Vive perto de rios e lagoas. Apesar de possuir veneno, dificilmente é capaz de morder. Ao atacar outras cobras, mesmo de maior tamanho, costuma lutar até dominá-las por estrangulamento, para só então iniciar a deglutição, geralmente pela cabeça. Dotada de força extraordinária e muita agilidade, é capaz de travar lutas de mais de uma hora de duração. Em vão a serpente atacada injeta seu veneno na muçurana, que parece ser naturalmente imune a ele.
:

Veja também: