Muçuã - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Muçuã


  Taxonomia
O consumo tradicional e intenso da casquinha de muçuã pôs a espécie em grave risco, pois sua captura se fez em larga escala, com métodos que comprometeram os ambientes onde o animal vive e procria.
O muçuã (Cinosternon scorpioides), pequeno réptil da ordem dos quelônios, pertence à família dos cinosternídeos e mede de vinte a trinta centímetros de comprimento. É um cágado de água doce, típico das várzeas da região amazônica e chamado no Maranhão de jurará. Seu casco, oval, é pardo-escuro e marcado em cima por três linhas longitudinais em relevo, com a parte correspondente ao ventre amarelada. O muçuã tem pernas altas e um bico que lembra o dos papagaios. O rabo das fêmeas é mais longo que o dos machos.
Abrir valetas pelas várzeas e atear a seguir fogo no mato foi o sistema mais comum usado no Norte do Brasil para capturar muçuãs em quantidade. Acossados pelas chamas, os animais se refugiavam no fundo das valetas e podiam ser facilmente apanhados. O método atendeu durante décadas às necessidades dos sertanejos, mas foi condenado em função dos estragos acarretados às várzeas e a muitas outras espécies.
sty

Veja também: