Monte Branco - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Monte Branco


  Geografia Fisica
Ponto culminante da Europa, o monte Branco faz parte de um abrupto maciço alpino, coberto em grande parte por neves eternas.
O monte Branco, com 4.807m de altitude, ergue-se em território francês. O nome aplica-se também ao maciço montanhoso em que se encontra, entre a França e a Itália, e delimitado pelos Alpes Graios, ao sul, pelo vale de Chamonix e pelos Alpes de Savóia, a oeste, e pelos Alpes Peninos, a nordeste. Formado por granitos e xistos paleozóicos, muito erodidos pela ação do gelo, o maciço é um bloco compacto de formas escarpadas, que termina em agudos píncaros. As encostas são cobertas por imensas geleiras, que ocupam mais de cem quilômetros quadrados. Em 1965 inaugurou-se um túnel que atravessa o monte Branco e faz parte de uma rodovia entre Itália e França. A passagem do Pequeno São Bernardo encontra-se a 48km do maciço.
A primeira escalada do monte Branco foi realizada em 1786 por Jacques Balmat e Michel-Gabriel Paccard. Atualmente, um teleférico facilita a subida até três mil metros. Desde o fim do século XIX funcionam no maciço vários observatórios meteorológicos.

Veja também: