Mindanao - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Mindanao


  Geografia Fisica

Durante a segunda guerra mundial, a ilha de Mindanao, nas Filipinas, foi cenário de violentos combates entre americanos e japoneses.

Localizada no extremo sul das Filipinas, Mindanao tem 94.630km2 e é a segunda ilha do arquipélago, depois de Luçon. No litoral, muito recortado, destacam-se a baía de Iligan, ao norte, os golfos de Davao e Moro, no sul, e a península de Zamboanga, a sudoeste. O relevo é acidentado, com vários vulcões, o mais alto dos quais é o Apo (2.954m). O lago Lanao, criado por uma barragem de lava, tem 210km².

A população apresenta o maior número de minorias étnicas das Filipinas, com predomínio dos vários grupos muçulmanos. Mindanao é um reduto de cultura islâmica, evidenciada por mesquitas e pelo artesanato em cobre e latão. A ilha está dividida em 18 províncias. As cidades mais importantes são Zamboanga, Cotabato, Davao, Cagayan de Oro e Butuan.

A ilha produz milho, arroz, banana, abacaxi, manga, coco, algodão, café, cacau e fibras como rami e abacá. Destacam-se também a indústria da madeira e as reservas de ouro, níquel, ferro e hulha.


Veja também: