Miguel Reale - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Miguel Reale


  Biografias

Pensador e jurista, Miguel Reale foi um dos mais importantes teóricos do integralismo e produziu vasta obra em gêneros diversos, como a filosofia, o direito, a história e a poesia.

Miguel Reale nasceu em São Bento de Sapucaí SP, em  6 de novembro de 1910. Bacharelou-se em 1934 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde pouco depois tornou-se catedrático de filosofia do direito e, mais tarde, reitor. Secretário de propaganda da Ação Integralista Brasileira, fundou em 1936 a revista Panorama, órgão de divulgação do integralismo. No período de 1934 a 1937 publicou sete obras, entre as quais ABC do integralismo, O capitalismo internacional, O estado moderno, Formação da política burguesa e Perspectivas integralistas. Sua obra inclui ainda livros de poesia, filosofia, ensaio e crítica.

Entre as principais realizações de Miguel Reale se inclui a criação, em 1949, do Instituto Brasileiro de Filosofia, de que foi presidente, e, em 1951, da Revista Brasileira de Filosofia, publicação mais antiga da América Latina na especialidade. Como secretário de Justiça do estado de São Paulo, participou das articulações que levaram ao movimento militar de 1964. Em 1969 foi nomeado supervisor da comissão encarregada de preparar o novo código civil brasileiro. Eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1974, ocupa a cadeira número 14.


Veja também: