Miguel Couto - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Miguel Couto


  Biografias

Miguel Couto dedicou parte de sua vida profissional à melhoria das condições de saúde popular, pela pesquisa e divulgação dos princípios de higiene.
Miguel de Oliveira Couto nasceu em 1o de maio de 1864, no Rio de Janeiro. Formou-se em medicina em 1885. Nos dois últimos anos de faculdade, foi interno da Santa Casa de Misericórdia e ao mesmo tempo assistente, por concurso, da cadeira de clínica médica, regida por João Vicente Torres Homem. Em 1896, foi admitido na Academia Nacional de Medicina, como membro titular, com o trabalho Desordens funcionais do pneumogástrico na influenza. Em 1901 ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, como professor de clínica propedêutica.

Foi presidente da Academia Nacional de Medicina, de 1914 a 1923, e como deputado à Assembléia Nacional Constituinte, em 1933, obteve a aprovação do projeto que destinava dez por cento das rendas da União para a instrução popular. Membro de numerosas instituições científicas nacionais e internacionais, como a Academia Brasileira de Letras e a Société Médicale des Hôpitaux de Paris, e doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires, recebeu as medalhas da Instrução Pública da Venezuela e da Coroa da Bélgica. Destacam-se entre suas obras: Clínica médica (1923), Nações que surgem, nações que imergem (1925) e A medicina e a cultura (1932). Morreu no Rio de Janeiro em 6 de junho de 1934.


Veja também: