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Michelangelo Antonioni


  Biografias

Na obra de Antonioni expressou-se uma reaþÒo intelectualizada e estetizante contra o neo-realismo urbano que dominou o cinema italiano nos anos seguintes Ó segunda guerra mundial.
Michelangelo Antonioni nasceu em Ferrara, Itßlia, em 29 de setembro de 1912. Antes de consagrar-se como cineasta, estudou letras e economia e trabalhou como crÝtico cinematogrßfico no jornal II Corriere Padano e na revista Cinema, onde entrou em contato com alguns dos artÝfices do neo-realismo, como Luchino Visconti e Roberto Rossellini. Ap¾s trÛs meses de estudo no Centro Experimental de Cinematografia de Roma, participou como roteirista de filmes realizados por Rossellini, Enrico Fulchignoni e Federico Fellini.
Tendo realizado um primeiro documentßrio, Gente del Po (1942-1947; A gente do P¾), Antonioni prosseguiu seu aprendizado numa sÚrie de filmes curtos, como Nettezza urbana (1948; Limpeza urbana). Passou Ó longa metragem com Cronaca di un amore (1950; Crimes da alma). AtravÚs de personagens freq³entemente extraÝdos da burguesia italiana, estudou muitas inquietaþ§es e ang·stias do mundo moderno em filmes cada vez mais densos: Le amiche (1955; As amigas), L,avvetura (1959; A aventura), La notte (1960; A noite), L,eclisse (1962; O eclipse).
A partir de Il deserto rosso (1964; Dilema de uma vida), o esteticismo de Antonioni reflete-se no tratamento pict¾rico que ele deu a seus filmes, tirando o mßximo partido da composiþÒo e da cor e acentuando a importÔncia da paisagem como parte integrante da narrativa. Em filmes feitos em inglÛs, acrescentou novos recursos fotogrßficos Ó complexidade de sua linguagem. Em Londres, realizou Blow-up (1967; Depois daquele beijo), inspirado num conto de Julio Cortßzar. Nos Estados Unidos, filmou Zabriskie Point (1970), espÚcie de aut¾psia da civilizaþÒo americana realizada atravÚs da fotografia ultra-rßpida.
Um dos temas centrais de Antonioni Ú a solidÒo, que se evidencia em crescendo desde as realizaþ§es mais antigas, como Il grido (1957; O grito). Entre seus ·ltimos filmes destacou-se, pela beleza da cor, The Mistery of Oberwald (1980; O mistÚrio de Oberwald).

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