Mero - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mero


  Taxonomia

A curiosidade faz com que o mero se aproxime das embarcações e dos mergulhadores. Isso o torna presa fácil para os praticantes da caça submarina, mas, como não luta, tem pouca cotação entre estes.
Peixe marinho da família dos serranídeos, o mero (Promicrops itaiara) alcança cerca de 2,30m de comprimento e 450 quilos de peso. Comum nas águas tropicais do Atlântico, na Bahia é conhecido pelo nome indígena canapu-guaçu. O mero habita fundos rochosos e qualquer toca onde possa entrar, como navios afundados, fendas e cavernas, ou vive à volta dos currais de peixes, debaixo de pontes e no fundo das baías. Tem cor olivácea-escura, com pintas da mesma cor na cabeça. A cabeça é grande em relação ao corpo e, na altura dos olhos, ligeiramente côncava. A boca, enorme e protrátil, é prognata, com focinho curto.
Alimenta-se de peixes, até os temíveis bagres, caranguejos, polvos e outros moluscos. Na época da reprodução, o mero é encontrado nas embocaduras dos rios, principalmente em dezembro, e é pescado com linha de fundo, espinhel e arpão e iscas vivas. Sua carne é considerada a melhor entre a de todos os serranídeos e não é rara nos mercados, sobretudo nos meses quentes.o

Veja também: