Mergulhão - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mergulhão


  Taxonomia
O mergulhão ganhou esse nome devido a sua habilidade para submergir e se locomover na água usando apenas os membros posteriores.
O termo "mergulhão" designa aves muito diversas do ponto de vista morfológico. As mais características são as da ordem dos podicipediformes, que possuem os pés em posição muito traseira, lobos membranosos nas faces laterais dos dedos e uma conformação particular dos metatarsos, que, num caso único entre as aves, são fortemente achatados, lembrando pás de remos. Os mergulhões vivem em lagos e rios de águas tranqüilas, em cuja superfície constroem, com algas ou outros vegetais aquáticos, um ninho flutuante. Alimentam-se de insetos, pequenos animais aquáticos, peixinhos e rãs. Ariscos, dificilmente se aproximam das pessoas.
No Brasil, a espécie mais comum é o mergulhão pequeno ou pica-parra (Podiceps dominicus), que não chega a trinta centímetros de comprimento. O mergulhão caçador (Podilymbus podiceps), bem menos comum, tem o dobro do tamanho e uma grande mancha preta na garganta. Mas é muito menor que o mergulhão grande (Pechmophorus major), que se distingue dos outros dois pelo bico longo e pontiagudo e só é encontrado na fronteira com o Uruguai e a Argentina.
ne-sicuro/ >levit

Veja também: