Meio Ambiente Natural - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Meio Ambiente Natural


  Meio Ambiente

Se existe uma coisa em que o ser humano pode interagir constantemente, tornando-se parte deste “todo”, é a natureza. Todos nós ficamos maravilhados quando paramos um pouco para refletir e contemplar a magnitude da natureza e sua beleza no ambiente em que vivemos.

Esse termo “ambiente”, que é usado com muita frequência, pode se referir também a Meio Ambiente, que nada mais é que um local onde se encontram diferentes formas de vida, de caráter biológico ou não. Também podemos considerar que algumas leis da natureza e influências físicas e químicas, dentre outras, também constituem parte de um Meio Ambiente. Exemplificando, podemos dizer que desde um micro-organismo e uma rocha, até elementos como a água, o clima, energia e radiação, são partes de um Meio Ambiente natural.

Esses são fatores que, variável ou invariavelmente, afetam o ecossistema e também a vida do homem. Essa simples definição acima é somente uma explanação do assunto “meio ambiente natural”. Logicamente, existem definições um pouco diferentes, como as que foram realizadas em 1972, na Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, a Política Nacional do Meio Ambiente do ano de 1981, e ainda em Portugal a partir do ano de 1987.

É muito importante a conscientização na manutenção de todo o Meio Ambiente natural, pois é graças a ele que conseguimos manter nossa sobrevivência. Procurando abordar um pouco de seus principais sistemas, temos o clima, que abrange a temperatura, pressão atmosférica, vento, chuva e umidade. Como dito anteriormente, um Meio Ambiente pode afetar a vida do homem, como também o seu ecossistema. E o clima em certo local pode afetar um Meio Ambiente de acordo com suas características de latitude, altitude e, principalmente, o relevo.

Outros sistemas que também causam grande impacto no Meio Ambiente natural são os oceanos e rios. No caso dos oceanos, com a grande redução da camada de ozônio, tem ocorrido certo aumento no volume das águas, o que tem impactado em alguns locais, principalmente na Antártida, que sofre com o degelo nessa região.
Os rios também influenciam muito o ambiente natural, pois muito animais e até mesmo o homem, usufruem de suas águas para a navegação, a pesca, dentre outros fatores muito importantes à vida. Logicamente, além dos rios, os lagos e lagoas também têm papel fundamental em um Meio Ambiente que tem necessidade desses recursos.

Um ambiente natural também é constituído de temperaturas constantes, que variam de acordo com as fases das quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), além de ter influências de diversos gases de elementos químicos que estão presentes na atmosfera terrestre e são vitais para a sobrevivência do planeta, das plantas, animais e do próprio homem. Como exemplo primordial desses gases, temos o oxigênio.

 

nline-toda


Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados