Max Reinhardt - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Max Reinhardt


  Biografias

Numa carreira de quase meio século, Max Reinhardt encenou, com uma concepção originalíssima e a mesma genialidade, clássicos da dramaturgia e autores contemporâneos. Foi o primeiro diretor teatral a derrubar a barreira entre palco e platéia, fazendo retirar a cortina que demarca ambas as áreas.
Max Goldmann, que adotaria o nome artístico de Max Reinhardt, nasceu em Baden, Áustria, em 9 de setembro de 1873. Estudou arte dramática em Viena e Salzburgo e, em 1894, ingressou como ator no Deutsches Theater de Berlim, dirigido por Otto Brahm. Em 1902 assumiu a direção do Kleines Theater e um ano mais tarde a do Neues Theater, onde ganhou fama, em 1905, com a encenação de Midsummer Night"s Dream (Sonho de uma noite de verão), de William Shakespeare. Sua adaptação dessa peça já revelava os traços característicos de uma concepção teatral original: montagens monumentais, grande imaginação visual, elenco numeroso, todos os recursos técnicos possíveis e, ao mesmo tempo, uma atmosfera lírica de caráter expressionista ou simbolista.
Ainda em 1905, Reinhardt comprou o Deutsches Theater, que ele remodelou completamente, introduzindo as mais recentes inovações tecnológicas, e abriu uma escola. Ao lado desse teatro, inaugurou uma pequena sala de espetáculos que ele adaptou para peças intimistas, que chamou "teatro de câmara". Em 1907 viajou pela Europa e pelos Estados Unidos com a companhia do Deutsches. Um exemplo dos mais expressivos de seu estilo foi a produção de Das Mirakel (O milagre), de Karl Gustav Vollmoeller, encenada em Londres em 1911, com mais de dois mil figurantes entre atores, músicos e bailarinos. Nos anos seguintes, o trabalho de Reinhardt permitiu a revitalização de alguns clássicos da dramaturgia.
Com a ascensão do nazismo, Reinhardt mudou-se para Viena e, depois, para Hollywood, onde dirigiu em 1935 um filme baseado em sua adaptação de Sonho de uma noite de verão. Depois de uma temporada européia, estabeleceu-se definitivamente nos Estados Unidos em 1938 e em 1940 obteve a cidadania americana. Max Reinhardt morreu em Nova York, em 31 de outubro de 1943.

Veja também: