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Max Ophüls


  Biografias
SÒo caracterÝsticas da obra de Max Oph³ls o expressionismo decorativo, a qualidade da narrativa e a fluidez vertiginosa dos movimentos da cÔmara, que dÒo a seus filmes um estilo inconfundÝvel.
Max Oph³ls, tambÚm escrito Opuls, nasceu em 6 de maio de 1902 em Saarbr³cken, Alemanha. Foi ator, diretor de cena e produtor teatral na Alemanha e na ┴ustria de 1921 a 1930, inclusive no Burgtheater de Viena. Estreou no cinema com Liebelei (1932; O jogo do amor), baseado numa peþa de Arthur Schnitzler. Judeu, com a ascensÒo de Hitler foi obrigado a fugir da Alemanha em 1933. Na Itßlia, dirigiu La signora di tutti (1934; A mulher de todos); na Franþa, La Tendre Ennemie (1936; A suave inimiga). Naturalizado francÛs em 1938, realizou Sarajevo (1940) e uma versÒo francesa de Liebelei (1940).
Forþado a abandonar a Franþa na segunda guerra mundial, em 1947 foi para os Estados Unidos, onde fez quatro filmes, dos quais se destacaram The Exile (1947; O exilado), capa-e-espada com Douglas Fairbanks Jr., e Letter from an Unknown Woman (1948; Carta de uma desconhecida), baseado em romance de Stefan Zweig. Oph³ls voltou Ó Franþa em 1950 e dirigiu La Ronde (1950; A ronda), outro clßssico de Schnitzler, e Le Plaisir (1952; O prazer). De seu ·ltimo filme -- a obra-prima Lola Montes (1955), que conta a hist¾ria de uma cÚlebre atriz -- foram exibidas duas vers§es: a original, montada pelo cineasta e raramente vista, e outra, montada por produtores que nÒo respeitaram a estÚtica do autor. Max Oph³ls morreu em Hamburgo, Alemanha, em 26 de marþo de 1957.

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