Max Born - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Max Born


  Biografias

Responsável pela solução de diversos problemas da física moderna, Max Born destacou-se por suas investigações no campo da mecânica quântica e por sua interpretação estatística da função ondulatória.
Max Born nasceu em Breslau, na Alemanha (posteriormente Wroclaw, na Polônia), em 11 de dezembro de 1882. Aos 25 anos doutorou-se em física pela Universidade de Göttingen. Em 1921, começou a lecionar física teórica naquela universidade e apresentou uma fórmula precisa da quantidade de calor, ainda hoje considerada a mais satisfatória expressão matemática da primeira lei da termodinâmica. Em 1926, seu discípulo Werner Heisenberg estabeleceu os princípios básicos de uma nova teoria da física quântica e Born ajudou-o a desenvolver os conceitos matemáticos que definissem a nova teoria.
Quando o austríaco Erwin Schrödinger apresentou sua equação da mecânica ondulatória, Born demonstrou que a solução dessa equação tinha um significado estatístico importante para a física. Deve-se a ele também uma técnica extremamente útil, conhecida como aproximação de Born, para resolver problemas relativos à dispersão das partículas atômicas. Junto com o americano J. Robert Oppenheimer, Born inventou um método simplificado para o cálculo das estruturas eletrônicas das moléculas. Graças aos estudos estatísticos que realizou sobre o comportamento das partículas subatômicas, dividiu o Prêmio Nobel de física em 1954 com o alemão Walther Bothe. Born morreu em Göttingen, em 5 de janeiro de 1970.

 

Veja também: