Mário Jorge Lobo Zagalo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mário Jorge Lobo Zagalo


  Biografias
Vitorioso como atleta e como técnico, Zagalo tornou-se o único desportista do mundo a acumular quatro títulos de campeão mundial de futebol.
Mário Jorge Lobo Zagalo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Maceió AL. Começou a carreira de atleta no juvenil do América do Rio de Janeiro, jogando depois como ponta-esquerda do Flamengo e do Botafogo. Foi campeão mundial pela seleção brasileira em 1958, na Suécia, e bicampeão, em 1962, no Chile. Pouco depois encerrou sua carreira de jogador no Botafogo e se tornou técnico da equipe juvenil do clube. Conquistou o campeonato e passou a dirigir os profissionais, que, sob sua orientação, foram bicampeões estaduais em 1967 e 1968. Em 1970, às vésperas da Copa do México, substituiu João Saldanha como treinador da seleção brasileira que conquistou a taça Jules Rimet definitivamente.
Ainda como técnico da seleção brasileira, Zagalo ganhou a Taça Independência, em 1972, e dirigiu a equipe que ficou em quarto lugar na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. Comandou depois o El Helal, da Arábia Saudita, e as seleções do Kuwait, da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos, classificando esta última para a Copa de 1990 na Itália. Em 1991 foi convidado pelo treinador Carlos Alberto Parreira para ser o coordenador técnico da seleção brasileira, função em que obteve seu quarto título mundial, nos Estados Unidos, em 1994. Posteriormente assumiu comando da seleção.
bestweigh

Veja também: