Maria Montessori - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Maria Montessori


  Biografias
Criadora do célebre método de ensino que tomou seu nome, Maria Montessori baseou suas concepções pedagógicas na defesa do potencial criativo da criança e no direito de receber uma educação adequada às peculiaridades da personalidade.
Maria Montessori nasceu em Chiaravalle, próximo a Ancona, Itália, em 31 de agosto de 1870. Primeira mulher a graduar-se em medicina (1894) na Itália, logo em seguida ingressou como assistente na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, onde começou a se interessar pela educação de crianças portadoras de deficiências mentais. Continuou a desenvolver essa linha de estudo em diversas instituições psiquiátricas. De 1904 a 1908 ocupou a cadeira de antropologia na Universidade de Roma.
Em 1907, Maria Montessori abriu, num bairro pobre de Roma, sua primeira casa dei bambini (casa das crianças), onde aplicou, na educação de meninos normais, a metodologia bem-sucedida no trabalho com deficientes mentais. O êxito da primeira escola levou à abertura de muitos outros centros montessorianos para a educação de crianças, com o que sua criadora passou a realizar viagens por todo o mundo.
O método montessoriano, descrito primeiramente em Il metodo della pedagogia scientifica applicato all"educazione (1909; Método da pedagogia científica aplicado à educação), conjuga o desenvolvimento biológico e mental da criança, dando ênfase ao treinamento prévio dos movimentos musculares necessários à realização de tarefas como a escrita. Cria ainda uma nova relação entre aluno e professor, em que este orienta a criança e faz com que ela mesma se corrija.
Em 1922, Maria Montessori foi nomeada inspetora do governo nas escolas italianas, mas deixou o país em 1934 por discordar do regime fascista. Em 1937, fixou residência nos Países Baixos. Publicou vários livros em que expôs as bases filosóficas de suas teorias pedagógicas, entre eles Education for a New World (1946; Educação para um novo mundo) e To Educate the Human Potential (1948; Para educar o potencial humano). Seu último livro, The Absorbent Mind (1949; A mente absorvente), aborda a educação de crianças de menos de três anos. Maria Montessori morreu em Noordwijk aan Zee, Países Baixos, em 6 de maio de 1952.
a-onli

Veja também: