Margaret Mead - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Margaret Mead


  Biografias

Famosa pela forte personalidade e pelo rigor científico, a antropóloga americana Margaret Mead estudou os povos ágrafos da Oceania e complexas sociedades contemporâneas. Seu interesse concentra-se em vários aspectos da psicologia e da cultura, inclusive a infância e a adolescência, o condicionamento cultural do comportamento sexual, o caráter nacional e a mudança cultural.
Margaret Mead nasceu em 16 de dezembro de 1901 em Filadélfia, Pensilvânia. Ingressou em 1923 na Universidade de Colúmbia, em Nova York, onde estudou com o antropólogo Franz Boas. Graduou-se em 1929 e, desde 1926, trabalhou no Museu Americano de História Natural, onde permaneceu até 1969. Uma pesquisa de campo feita em 1925, sobre a adolescência em Samoa, serviu de base para o primeiro de seus 23 livros, Coming of Age in Samoa (1928; Amadurecimento em Samoa). Títulos destacados de sua obra são Growing Up in New Guinea (1930; Crescimento na Nova Guiné), Sex and Temperament in Three Primitive Societies (1935; Sexo e temperamento em três sociedades primitivas) e Male and Female (1949; Masculino e feminino). Foi a primeira a utilizar a fotografia para documentação de pesquisa etnográfica ao publicar, em co-autoria com o marido, Gregory Bateson, Balinese Character: a Photographic Analysis (1942; Caráter balinense: uma análise fotográfica).
Sua autobiografia foi publicada em 1972 e no ano seguinte Margaret Mead foi eleita presidente da Associação Americana para o Progresso da Ciência. Morreu em Nova York em 15 de novembro de 1978.

 jmc

Veja também: