Marcel Mauss - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Marcel Mauss


  Biografias
A influência de Marcel Mauss na sociologia e na antropologia social contemporânea é marcante, embora surja diluída pela posição que ocupou de assistente de Émile Durkheim. Muitos cientistas sociais que buscam pressupostos na escola sociológica francesa, porém, encontram em Mauss, tanto quanto em Durkheim, importante ponto de referência. Suas visões sobre a teoria e o método da etnologia influenciaram cientistas sociais eminentes, entre eles Claude Lévi-Strauss, Radcliffe-Brown, Evans Pritchard e Melville J. Herskovits.
Marcel Mauss nasceu em Épinal, França, em 10 de maio de 1872. Era sobrinho de Émile Durkheim, que muito contribuiu para sua formação intelectual. Em 1902, iniciou carreira de professor de religião primitiva na École Pratique des Hautes Études, em Paris. Fundou o Instituto de Etnologia da Universidade de Paris em 1925 e lecionou no Collège de France de 1931 a 1939.
As principais contribuições de Mauss consistem na aplicação e no refinamento teórico de conceitos desenvolvidos inicialmente por Durkheim, a quem sucedeu como editor da revista L"Année Sociologique, que circulou de 1898 a 1913. Nessa revista, publicou um de seus primeiros trabalhos, com Henri Hubert, "Essai sur la nature et la fonction du sacrifice" (1899; "Ensaio sobre a natureza e a função do sacrifício") e também "Essai sur le don: forme et raison de l"échange dans les sociétés archaïques" (1925; "Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas"), sua obra mais conhecida.
Mauss escreveu numerosos artigos para periódicos especializados. Mélanges d"histoire des religions (1909; Miscelânea de história das religiões) reúne textos produzidos em colaboração com Henri Hubert e publicados entre 1899 e 1905. Os trabalhos mais importantes do autor aparecem no livro Sociologie et antropologie (1960; Sociologia e antropologia). Mauss morreu em Paris em 10 de fevereiro de 1950.

Veja também: