Marajó - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Marajó


  Geografia Fisica

No final do século XIX, pesquisas arqueológicas revelaram em Marajó objetos artisticamente superiores aos encontrados em outras áreas da região amazônica. Ao que parece, a maior ilha fluviomarinha do mundo, com área maior que a da Suíça, foi ponto de recepção das peças de cerâmica decorada ditas marajoaras: urnas funerárias, ídolos, adornos, vasilhas etc.
Situada na região Norte do Brasil, no litoral do Pará, a ilha de Marajó ocupa uma área de cerca de 48.000km2. Localizada ao sul da linha do equador, na embocadura do rio Amazonas, é o principal elemento do arquipélago amazônico, ao qual também pertencem as ilhas de Bailique, Caviana, Mexiana e Gurupá, além do delta interior do Tajipuru, na região de Breves.
A topografia da ilha de Marajó é monótona, com altitudes inferiores a vinte metros e alguma elevação ao norte e a leste, no trecho voltado para o rio Pará, que se caracteriza pela presença de arenitos ferruginosos (lateritas), mais resistentes à erosão, e onde se situa o ponto mais alto da ilha, em Joanes. De oeste para nordeste, uma depressão alongada constitui um trecho de noventa quilômetros de áreas permanentemente brejosas, chamadas mondongos, cobertas pelas águas na época das cheias. Na região dos mondongos se localiza o extenso lago Arari, com sessenta quilômetros de circuito, e os principais rios: Arari, com 120km, e Anajás. Na época das cheias, o Arari serve de escoadouro para o lago e leva suas águas para o rio Pará. Em outras épocas seu curso se torna indeciso: no trecho ocidental corre para o lago, e no trecho oriental para o rio.
Os habitantes da ilha chamam de Marajó apenas a região oriental. A porção ocidental, cortada por numerosos canais e rios que a transformam num conjunto de pequenas ilhas, é designada região das ilhas, espécie de delta interior do rio Amazonas. Anajás, Breves, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras e Soure são municípios da ilha, cuja base econômica é a extração da borracha e a pecuária, com destaque para a criação de búfalos.


Veja também: