Mar Negro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mar Negro


  Geografia Fisica
O antigo Ponto Euxino, como era conhecido o mar Negro, foi o cenário da lendária viagem de Jasão e dos argonautas em busca do velo de ouro. Esse mar tem sido um importante canal de comunicação entre as nações que o cercam e entre a Europa oriental e o Mediterrâneo.
O mar Negro está situado no extremo sudeste da Europa, entre a Ucrânia ao norte, a Rússia a nordeste, a Geórgia a leste, a Turquia ao sul, além da Bulgária, Moldávia e Romênia a oeste. Comunica-se com as águas do Mediterrâneo pelo estreito de Bósforo, o mar de Mármara, o estreito de Dardanelos e o mar Egeu, situados na parte sudoeste do mar. Tem forma ovalada e ocupa uma superfície de 461.000km2.
A regularidade do litoral só é quebrada no norte, pela península da Criméia, a leste da qual está situado o mar de Azov, ligado ao Negro pelo estreito de Kerch. Em geral, são poucas as planícies litorâneas. O mar está cercado a leste e ao sul pela cordilheira do Cáucaso e a cadeia Pôntica. No sudoeste erguem-se os montes Istranca; no oeste, os Balcãs da Bulgária; e no norte, as montanhas da Criméia, que formam as únicas áreas de falésia.
A parte norte do mar Negro é rasa, enquanto no sul a profundidade chega a mais de dois mil metros. O ponto mais profundo se situa em frente ao cabo Kerempe, com 2.210m. A salinidade média da água é baixa na superfície -- 18 partes por mil, cerca de metade da oceânica -- e aumenta com a profundidade. Uma corrente superficial de água flui para o Mediterrâneo, enquanto águas salgadas mais profundas correm na direção inversa. O Danúbio, o Dniester e o Don são os maiores rios que deságuam no mar Negro. Numa camada de água entre setenta e cem metros de profundidade, no centro do mar, e entre 150 e 250m, nas margens, não há oxigênio e existe uma concentração proporcionalmente elevada de ácido sulfídrico em dissolução, o que impede o surgimento de vida. Acima dessa camada, no entanto, a água, quando bem oxigenada, é rica em plantas e animais marinhos.
A pesca e a navegação comercial são atividades econômicas tradicionais praticadas no mar Negro. A elas se acrescentou recentemente uma promissora indústria turística estimulada pelo clima agradável, as paisagens litorâneas e os famosos balneários da região. Estão situadas nas margens do mar Negro as cidades de Odessa, Sebastopol e Yalta, na Ucrânia; Novorossisk e Tuapse, na Rússia; Batumi, na Geórgia; Burgas e Varna, na Bulgária; Constança, na Romênia; e Istambul, a antiga Constantinopla, na Turquia.
-on >s

Veja também: