Mar Egeu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Mar Egeu


  Geografia Fisica
Berço de duas grandes civilizações, a de Creta e a da Grécia, de que provém grande parte da cultura ocidental moderna, o mar Egeu tornou-se uma meca para turistas de todo o mundo, atraídos pela beleza de suas ilhas.
O mar Egeu, que pode ser considerado uma baía do Mediterrâneo oriental, localiza-se entre a península helênica, a oeste, e a Anatólia (Turquia), a leste. Liga-se ao mar de Mármara pelo estreito dos Dardanelos e ao mar Negro pelo estreito de Bósforo. Com 611km de comprimento e 299km de largura, ocupa uma superfície de 214.000km2. São tantas as ilhas do Egeu que na antiguidade o mar foi chamado de Arquipélago, quando era a via de ligação entre a Europa, o norte da África e a Ásia, graças à linha de costa, cheia de baías, portos e abrigos que facilitavam a navegação e ofereciam proteção em caso de perigo.
Ocorrem diversos arquipélagos como o das Espórades, na parte ocidental, e o das Cíclades, na parte central. As ilhas são famosas pela beleza do cenário, de casas brancas em contraste com o azul do mar, e pelo artesanato. Entre as principais estão Creta, Mícono (Mikonos), Samotrácia, Eubéia, Milo, Rodes, Samos, Naxos, Paros, Lesbos, Quio, Andros, Icária e Thera. Esta última ganhou interesse científico na década de 1970, quando foram encontrados indícios de ligação de seus sedimentos com a extinta Atlântida.
A maior profundidade se registra a leste de Creta (3.543m). A água mantém temperatura relativamente constante na superfície, com valores médios da ordem de 14o C, e as marés são tranqüilas. O clima no inverno é atenuado, principalmente nas ilhas menores e na costa de Creta. Em março a temperatura começa a subir, e em abril firma-se o verão, com médias de 21o C. A produção agrícola predominante na área do Egeu é de trigo, uva, azeitona e figo. Produz-se ainda mel e seda natural.

Veja também: